sexta-feira, maio 06, 2011

Dom Manuel, Porto

Dom Manuel, Porto

por João Rosé a Quarta-feira, 9 de Fevereiro de 2011 às 0:08
Acho que não erro se disser que para some people que estudou no Garcia de Orta final dos 70's e early 80's o Dom Manuel tinha uma certa mística.
Nos anos seguintes ao 25 de Abril, principlamente nos mesmo a seguir, o Garcia era o liceu dos fachos e o Dom Manuel dos comunas, digo eu assim a simplificar.
Ouvíamos dos mais velhos as histórias das lutas lendárias (yes, lendas que se criaram num par de anos) dos cdésses e ppdês contra os fecues-mles e luares.
Mas, no final dos setenta já não havia nada disso, fomos um país rápido a entrar na linha.
Para mim, mais p'rás esquerdas que p'rás quequices, Dom Manuel soava-me bem.

No entanto, nunca lá entrei. 
A bem dizer, quem, nesse período, vivia pelas pasteleiras e foz, não trocava o rio e o mar pelo "Porto". Quem tinha ali à mão o Ouro e o Calém, a Cantareira e o Passeio Alegre, tudo dos Ingleses ao Molhe e ao Homem do Leme, o que iria querer do Porto?
Ir para lá só para movies e comprar discos, apanhar comboios e camionetas.
Continuo a achar estranho que se possa gostar de viver no Porto longe do Douro e do Atlântico. Por favor, não me deiam Cedofeitas, ou Bonfins, ou Antas.

Liceu de D. Manuel II
Mas, voltando ao Dom Manuel, aqui fica uma foto que, p'ra mim, alimenta a mística.
 ·  · Partilhar · Eliminar
    • Bárbara Roseira Pois a mim me encanta Cedofeita, cada vez mais e este ano até já fui votar ao D. Manuel! :P
      9/2 às 1:05 · 
    • Luis Paiva Grande Rosé, eu que sou de Espinho, foi no Dom Manuel II que fiz, nos idos de 60, o "exame de admissão" ao liceu, acompanhado de uma pasta com uma banana e um pacotinho de bolachas maria... Ainda hoje tenho, no nariz, o cheiro dessa pasta...
      Os outros exames até ao 7º foi no Alexandre Herculano... (nomenklaturas do meu tempo...)
      10/2 às 22:41 · 
    • João Rosé Barbie, ok, pero no p'ra mi, escusa
      Luis, era couro assim do tipo animal da bourgogne? :D
      10/2 às 23:11 · 
    • Luis Paiva Nope! A pasta era de plástico... referia-me ao cheiro da banana esmagada + o da bolacha ... sorry, não me expressei bem... :-(
      10/2 às 23:51 · 

Sem comentários: